Arrumando a casa para seu filho

perigo-no-berc3a7oNão sei se você já pensou sobre isso, mas se tem filhos pequenos, deve saber a loucura que é ter que ficar o tempo todo preocupada se estão subindo nas paredes, mexendo em coisas perigosas ou mesmo correndo riscos de acidentes.

Eu evitei muita preocupação em casa criando um quarto montessoriano. Não compramos berço e utilizamos uma cama baixa para o bebê dormir desde que nasceu. Em parte do tempo ele dormiu comigo, mas sempre que dormia na cama eu me sentia segura, pois não havia riscos de quedas ou de ficar imprensado nas grades.

A ideia era que assim que pudesse se movimentar, ele pudesse fazer isso livremente, sem ter que pedir ou chorar. Além da cama baixa, colocamos tapetes e não pusemos armários. Os brinquedos foram colocados em caixas no chão de modo que tudo ficasse ao alcance, inclusive os adesivos de bichinhos, tudo era à altura dele.

No resto da casa alguns cuidados foram tomados. Na estante de livros, deixei os papéis e pastas embaixo e os livros pesados em cima. Na cozinha, os armários de baixo ficaram para panelas e depósitos plásticos. Vidros e talheres ficam na parte superior.

Na minha casa as tomadas foram colocadas com um metro de altura nas paredes. Assim não tive que colocar protetor. Mas é importante pensar nisso, quem tem tomadas baixas. Outra dica bem importante, colocar travas nas gavetas. O meu filho logo aprendeu a abrir as travas, mas até aí foi muito bom tê-las. Quando ele começou a abrir usamos a estratégia da cozinha: coisas que ele podia mexer embaixo e perigosas fora de alcance.

Uma outra dica é deixar que a criança saiba o que pode e o que não pode. Sempre que ele chega perto do fogão eu digo que está quente e que não pode mexer. Hoje nem digo mais, ele já sabe e já passa tomando cuidado e dizendo “tá quente, tá quente”.

O importante, é permitir que a criança possa explorar os espaços sem grandes riscos e que você possa estar sempre atenta, mas relaxada. Todos aprendem e se divertem num ambiente seguro!

Abraço e até a próxima!

 

Anúncios
Esse post foi publicado em família. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s