Como fazer jejum?

175f04_77809a90c00648a5a747f4d1d3b7b107

Crédito: ministerioicass

A prática do jejum é milenar. Desde muito tempo se ensina que abster-se de alguns alimentos ou mesmo de algumas refeições, nos torna mais íntimos de Deus e nos faz mais firmes contra o pecado. Padre Paulo Ricardo diz que o pecado não está no alimento, mas no desejo. Quando fazemos jejum mortificamos não só o corpo como um sacrifício à Deus, mas trabalhamos dentro de nós o desejo, lutamos contra algo que nos domina, a gula, por exemplo.

 

Fazer jejum não é passar fome. “Para que dê o seu fruto, o jejum deve ser acompanhado de uma atitude espiritual adequada, pois a doença espiritual que desejamos curar é, seja permitida a redundância, espiritual” (Pe. Paulo Ricardo). Ou seja, é preciso ter consciência, colocar a oração em primeiro lugar e também prezar pela saúde.  Jejuar é abster-se  voluntariamente, por um determinado tempo, com o objetivo de alcançar algo superior.

E por falar em saúde, hoje a ciência afirma que jejuar é bom para o corpo também. Reduz índices de doenças cardiovascular e os riscos de infarto. É uma forma de controlar o apetite e a ansiedade, de conhecer mais a si mesmo e ter autoridade sobre si.

Você pode fazer jejum durante um dia inteiro sem comer. Mas pode também fazer jejum de um tipo de alimento específico (como pão, chocolate, etc). Pode também pular uma refeição ou simplesmente excluir alimentos sólidos durante o dia, tomando sucos ou água. Você escolhe, mas o importante é ter em mente que a prática de jejum só é eficaz quando acompanhada de oração e de busca interior. Atente também para riscos (grávidas, lactantes e diabéticos por exemplo, não devem fazer jejum completo ou total).

Que Deus esteja sempre com você!

Lembre-se das palavras de Jesus:

“Nada vos será impossível. Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.” Mateus 17.20-21

Anúncios
Esse post foi publicado em espiritualidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s