As devoções de abril

ressurreicao_sepulcro_vazioEstamos iniciando o mês de abril e na igreja é um mês bastante movimentado, você sabia? O mês de abril é dedicado à Eucaristia e ao Divino Espírito Santo. Além disso, depois da páscoa, os próximos 50 dias são chamados de período pascal, celebrando e exaltando ainda mais a ressurreição de Cristo. Esse período vai até o domingo de Pentecostes.

Como tempo pascal, em abril a igreja de veste de branco, celebrando a glória de Deus, porém, no Domingo de Pentecostes usa-se a cor vermelha. No quadragésimo dia depois da Páscoa celebra-se a Ascensão do Senhor. No Brasil, a solenidade da Ascensão é celebrada no sétimo domingo de Páscoa.

Nesse tempo também é comum incluir a palavra Aleluia no fim das antífonas, usar o círio pascal nas missas e se canta o Glória todos os dias. É um tempo litúrgico que não exige penitências, nem jejuns, nem abstinências; ficando, porém, a escolha de cada um.

Segundo o prof. Felipe Aquino, da Canção Nova, a Eucaristia é o centro da vida da Igreja. Ela é o Sacrifício de Cristo que se atualiza (torna-se presente) no altar, na celebração da santa Missa; e Alimento (banquete) do Cordeiro que se dá como alimento espiritual. É a maior prova de amor de Jesus para conosco. Além da Missa, Ele permanece em estado de vítima oferecida permanentemente ao Pai em nossos Sacrários, para nos socorrer em todas as necessidades e estar sempre conosco. “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1).
 Em abril ainda comemoramos São Francisco de Paula, no dia 2; Santo Expedito no dia 19 e São Marcos Evangelista, dia 25 de abril. Temos a festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, dia 26 de abril, de Santa Zita no dia 27; no dia 28 celebramos São Luiz Maria Grignion de Montfort, o criador do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem e no dia 29 Santa Catarina de Sena.
Quer mais motivos para celebrar o mês de abril? Acho que não precisa né?
Nossa maior alegria como cristãos é saber que Cristo ressuscitou e permanece conosco todos os dias, através da Eucaristia. Por isso, se você quer viver bem esse tempo pascal, vá à missa, faça alguma obra de misericórdia e exercite-se em oração.
Um abraço com muita alegria e até mais!

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em espiritualidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s