Você já se preparou para a Quaresma?

quaresmaQuaresma é tempo de arrependimento, de renovação, de pensarmos o que precisamos fazer ou mudar para sermos melhores cristãs. Para mim é um dos momentos mais ricos do nosso tempo litúrgico, pois é quando fazemos com mais intensidade o que devemos fazer todos os dias da nossa vida: nos prepararmos para a vinda gloriosa de Cristo.

É tempo de fazer penitências, jejum e muita oração. Sempre escolho alguma penitência para viver nesse tempo, algo que sinto que deve ser melhorado em mim para servir melhor à Deus. Algo que me faça ver a bondade de Deus e me faça escolher sempre Ele em minhas ações. Lembro de minha primeira penitência quaresmal. Eu tinha 17 anos e adorava assistir uma novela para adolescentes que até hoje é exibida na TV. Decidi que durante aquela quaresma eu iria rezar o terço diariamente, no horário da novela. Não foi surpresa que depois da quaresma eu tenha perdido totalmente o interesse na novela.

Neste tempo quaresmal estou me propondo viver ainda mais a modéstia no vestir. Dar preferência à saias e roupas que me façam sentir que estou agrandando ao coração de Nossa Senhora. Falei um pouco disso aqui. Não sei se ao final terei mudado completamente meu guarda-roupa, tirando as calças das gavetas pra sempre, mas é muito bom pensar que estarei em oração e me preparando para uma melhor vivência de Cristo em mim.

Eu dei acima dois exemplos de penitências que você pode fazer na quaresma. Trocar novelas ou programas de TV por oração e viver a modéstia. Existem milhares de outras atitudes que você pode tomar nos próximos 40 dias (a partir da quarta-feira de cinzas) no sentido de ter um relacionamento mais íntimo com Deus.

01.02187Uma delas é fazer o Retiro Popular, de Dom Alberto Taveira, à venda em todas as livrarias católicas. Todos os anos compro o livro e me organizo para fazer as leituras indicadas. É uma forma de não se perder na falta de tempo, tendo um guia de oração. Você também é convidada a jejuar, rezar a via-sacra e se confessar nesse período, além de participar das missas dominicais, no mínimo.

Para finalizar, sei que muita gente faz penitência de não comer coxinha ou brigadeiro, de não tomar refrigerante… Eu sei, pode ser um grande sacrifício para algumas pessoas. Mas entenda que a sua penitência deve ser algo que fará bem não só à sua saúde física, mas principalmente à espiritual. Ela deve ajudar a elevar sua alma à Deus. Então, tudo bem não tomar refrigerante por 40 dias, mas que tal além disso, usar o dinheiro com que você compraria a bebida para ajudar algum pobre, ou comprar mantimentos para uma instituição de caridade?

Seja exemplo, seja cristã.

Um abraço e até a próxima!

Anúncios
Esse post foi publicado em espiritualidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s