Semana da Amizade: Correção fraterna

gbcqf“Devemos aprender a corrigir se desejamos ser melhores amigos e ter melhores amigos”, p. 67.

Quis começar nosso penúltimo dia da série de posts “Semana da Amizade” com a frase acima, do livro A Arte da Amizade, de Francisco Ugarte. Me lembro o termo correção fraterna, quando no evangelho Jesus adverte os que veem um cisco no olho do irmão e não percebem que a trave está no próprio olho.

Papa Francisco diz que “quando nos dizem a verdade, não é belo ouvi-la, mas se dita com caridade e amor, é mais fácil aceitá-la”. “A correção fraterna é um ato para curar o corpo da Igreja. Há um buraco, ali, no tecido da Igreja que temos de consertar. E, como as mães e avós, quando remendam, o fazem com tanta delicadeza, assim se deve fazer a correção fraterna. Se você não é capaz de fazê-la com amor, com caridade, na verdade e com humildade, você irá fazer uma ofensa, uma destruição no coração daquela pessoa, será uma conversa a mais, que fere; e você se tornará um hipócrita cego, como diz Jesus; ‘Hipócrita, tire primeiro a trave do seu olho. … ‘. Hipócrita! Reconheça que você é mais pecador do outro, mas você como irmão deve ajudar a corrigir o outro”.

Quando reconhecemos isso, somos não só amigos melhores, mas pessoas melhores e mais próximas de Deus. Padre Roger (Canção Nova) diz que “se você vir o seu irmão errar não cometa o crime e a barbaridade de falar, de comentar e de fofocar com o outro sobre esse fato, porque é um mal muito maior ver o outro errar e em vez de corrigi-lo, de ajudá-lo e de rezar por ele primeiro, você  falar dele para os outros. Não faça isso, meu irmão! Peça a Deus a disposição e a humildade e vá conversar com o seu irmão, tente mostrar a ele onde está o erro e que o que ele está fazendo não é correto. Mas, por favor, não trate dos problemas dos outros nos clubes de fofoca! Não ligue para a outra pessoa, não vá à barbearia ou então ao salão de beleza e durante as conversinhas de dona de casa para tratar da vida dos outros”.

Oração – Reflita a letra da música Aqui Estou da banda Single Core

Dica: Precisa corrigir um amigo ou foi corrigido e reagiu mal? Que tal conversar com seu amigo hoje e acertar as contas?

Estou participando do Círculo de Leitura da Editora Quadrante. Todo mês vou ler os livros indicados e comentar aqui. Se você também participa, pode comentar o que achou do livro aqui nos comentários. E se quer conhecer esse projeto, clique aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em dicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s