Semana da Amizade: E quando somos magoados pelos amigos?

peco_perdao_meu_erro_amor_reconquistarApesar de ser a afinidade a centelha que nos desperta para a amizade, sabemos que Deus nos criou únicos, cada um com sua própria identidade, seus valores e crenças.  Muitas vezes, um grande amigo pode nos magoar. Pode até fazer algo que para ele (a) é certo, mas que nos machuca profundamente.

Francisco Ugarte, em A Arte da Amizade, diz que “os amigos são sujeitos que possuem uma interioridade, e que não chegamos a conhecê-las realmente enquanto não o virmos a partir do seu núcleo mais íntimo, de dentro para fora”, p. 33.

Um amigo de verdade se coloca no lugar do outro, mas para isso, precisa conhecê-lo bem. Ele deve ter empatia, ouvir, inspirar confiança, ser honesto. Nesse processo de ser e ter amigos, muita coisa pode acontecer, inclusive magoarmos uns aos outros por não nos conhecermos.

Oração de perdão pelos amigos

“Senhor, Jesus, quero abrir meu coração para perdoar a todos que me ofenderam: Eu perdôo meu pai, minha mãe, e meus irmãos por qualquer atitude de desafeto.
Eu perdôo meu esposo por qualquer falta de atenção, amor e fidelidade.
Eu perdôo as pessoas que me marcaram negativamente, na infância e na adolescência.
Eu perdôo colegas de trabalho, pessoas que tentaram me prejudicar e ar
maram contra mim.
Eu perdôo pessoas da Igreja, padres, religiosos, coordenadores de pastoral ou de grupos de oração que me magoaram profundamente.
(Em oração, vá recordando das pessoas que ofenderam você e libere o perdão. Se perdoe por tudo o que você fez no passado e que lhe trouxe tristeza, culpa ou remorso)
 Amém.
Dica: Se você foi magoado ou magoou alguém recentemente, tente se colocar no lugar do seu amigo, imagine o que faria se estivesse no lugar dele e tente encontrar razões para perdoá-lo (a) ou se perdoar.
Estou participando do Círculo de Leitura da Editora Quadrante. Todo mês vou ler os livros indicados e comentar aqui. Se você também participa, pode comentar o que achou do livro aqui nos comentários. E se quer conhecer esse projeto, clique aqui.
Anúncios
Esse post foi publicado em dicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s