Semana da Amizade: o valor de um amigo

AmigosGatos“Quem achou um amigo, achou um tesouro” (Eclesiastes 6,14-15).

Veja como é grande o valor de uma amizade. Mas como é difícil, especialmente hoje em dia, reconhecer e encontrar bons amigos, não é?

Francisco Ugarte, em A Arte da Amizade, diz que quando nos acontecem coisas boas ou ruins, nossa tendência é de compartilhar com nossos amigos. Nesse caso, a alegria compartilhada aumenta, e a tristeza compartilhada é um alívio para o coração. “A amizade aumenta as alegrias e divide os pesares”, diz Francis Bacon.

Nós, homens e mulheres, precisamos cultivar as boas amizades. Nesse mundo onde tudo é virtual, e onde as amizades nas redes sociais servem muito como vitrines do que temos ouarte-da-amizade_g fazemos, é preciso ter muito cuidado. Cuidado com as falsas amizades. Cuidado com a inveja, mas principalmente, com os amigos que nos afastam de Deus.

Nossas amizades devem ter o poder de nos levar cada vez mais perto de Deus, se não fazem isso, não servem.

Oração do amigo – Gabriel Chalita

Eu Te peço, Senhor, nesta singela oração, que eu seja fiel aos meus amigos. São poucos e impossível seria que fossem muitos. São poucos, mas são preciosos. Eu Te peço, Senhor, que eu não padeça do mal da inveja que traz consigo outros desvios, como a fofoca. A terrível fofoca que humilha, maltrata, faz sofrer. Eu Te peço, Senhor, que o sucesso do outro me impulsione a construir o meu caminho e que jamais eu tenha a ânsia de querer atrapalhar a subida de meu amigo. Eu Te peço, Senhor, que eu seja leal. Que eu saiba ouvir sempre e saiba quando é necessário falar.

Senhor, eu sei que a regra de ouro da amizade consiste em não fazer ao amigo aquilo que eu não gostaria que ele fizesse a mim. E eu Te peço que eu seja fiel a essa intenção. Que eu tenha poucos amigos, mas amigos que permaneçam para sempre. Não poderia ter muitos; não teria tempo para cuidar de todos, e de amigo a gente cuida, acolhe, ama.

Senhor, proteja os meus amigos. Que nessa linda jornada consigamos conviverem harmonia. Que nesse lindo espetáculo possamos subir juntos ao palco. Sem protagonista. Ou melhor, que todos sejam protagonistas e que todos percebam a importância de estar ali. No palco. Na vida.

Obrigado, Senhor, pelo dom de viver e conviver. Obrigado, Senhor, pelo dom de sentir e manifestar o meu sentimento. Obrigado, Senhor, pela capacidade de amar, que é abundante e sem fim.

Amém.

Dica: Fique uns dias sem se expor nas redes sociais. Depois perceba quem entre os seus amigos sentiu a sua falta, te ligou ou se preocupou com você.

Estou participando do Círculo de Leitura da Editora Quadrante. Todo mês vou ler os livros indicados e comentar aqui. Se você também participa, pode comentar o que achou do livro aqui nos comentários. E se quer conhecer esse projeto, clique aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em dicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s