Semana da Amizade: Os tipos de amigos

arte-da-amizade_gNós seres humanos não conseguimos viver sozinhos. Precisamos dos outros, dos amigos, da família, das pessoas ao nosso redor. Em nosso dia a dia, pessoas diferentes cruzam o nosso caminho. E isso, segundo Francisco Ugarte, autor de A Arte da Amizade, é o ponto de partida para criar novos laços de amizade.

Mas a gente sabe que simplesmente cruzar com alguém na rua não é certeza de um novo amigo. É preciso um pouco mais que isso, e Ugarte fala sobre as afinidades. São elas – as coisas que gostamos, nossos interesses, acabam por nos unir, ou não. É essa “atração”, criada pelas afinidades, que favorece a convivência e nos aproxima uns dos outros nos tornando amigos.

Se não há empatia, não há vontade de compartilhar a vida, a amizade não flui e acabamos por ter apenas “colegas” de trabalho, de escola, de vida… Para favorecer o surgimento da amizade é preciso estar atento para conhecer e dar-se a conhecer ao outro.

Oração pela amizade

Senhor, quão poucos são os verdadeiros amigos, porque somos imperfeitos, limitados ! Muitas vezes decepciono-me, esquecida(o) de que sou eu quem erra quando espero deles uma perfeição, uma santidade e um perfeito amor o qual somente Vós possui e mesmo aqueles que Vos amam verdadeiramente, são falhos, porque humanos.

Fazei-me, obstante as dificuldades, bondosa(o) e verdadeiramente amiga(o) para com todos, sem nada esperar, nem mesmo um só agradecimento. Sois, Senhor, o melhor e mais perfeito amigo entre todos os meus amigos. Vós que me amais com um amor perfeito, ensinai-me a amar com o Vosso coração, a olhar com Vossos olhos e a viver sempre como testemunha digna da profunda amizade e amor que sempre tivestes e tendes para comigo. Amém.

Dica: Avalie hoje cada atitude sua com seus amigos e familiares, e a deles com você. É possível perceber quem são seus verdadeiros amigos? E quem são os colegas? Você é um amigo verdadeiro para alguém?

Estou participando do Círculo de Leitura da Editora Quadrante. Todo mês vou ler os livros indicados e comentar aqui. Se você também participa, pode comentar o que achou do livro aqui nos comentários. E se quer conhecer esse projeto, clique aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em dicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s