Sobre a vaidade e a modéstia

Texto lindo do blog Flores da Modéstia!

Existe muita diferença entre se adornar de uma forma pura e ser extremamente vaidosa a ponto de cometer pecados. Lembramos então de um dos 7 pecados capitais: A soberba. 
A soberba é conhecida também como vaidade ou orgulho. Está associado ao orgulho excessivo, arrogância. Segundo São Tomás de Aquino, a soberba é um pecado tão grande que está fora de série, devendo ser tratado em separado do resto e merecendo uma atenção especial. A Santa Igreja então, decidiu unir a vaidade à soberba, acreditando que neles havia um mesmo componente de vanglória.

“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2.3).

São Tomás de Aquino portanto, chama a soberba de Mãe de todos os pecados, pois o soberbo coloca a si mesmo acima do amor a Deus. A Soberba é um sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas. O soberbo se basta. Uma pessoa que tem soberba as vezes nem percebe que é, por tão habitual a si próprio que seu comportamento se tornou. Um pequeno elogio se transforma numa verdade absoluta. Basta um “Este é o cara”, para o fulano se julgar de fato ‘o cara’ e passar a agir como tal. Para o soberbo, tudo que ele faz tem um sentido maior, mesmo que outras pessoas já tenham feito algo parecido: seu discurso é o melhor, seu trabalho é o melhor, suas aulas são as melhores, seu modo de agir é o exemplo a ser copiado por todos, pois é o melhor. “Os outros são os outros e só”. Para ele não basta ser um urso; tem de ser um urso pardo, o maior dentre todos. Resumindo o Soberbo se acha melhor que os outros, algumas características de uma pessoa soberba:

a) Quer sempre ser louvado e elogiado;
b) Quer ser o centro das atenções;
c) Se acha melhor que os outros;
d) Humilha os outros / zomba / etc;
e) Sempre quer mostrar as coisas que tem: dinheiro, vários empregados, roupas caras, precisa sempre que os outros o vejam como “o cara” literalmente. Dentre outras coisas que são totalmente opostas a humildade.
Uma pessoa soberba jamais pode ser elegante, pois fere praticamente todas as qualidades que descrevemos acima. Justamente por isso São Tomas de Aquino afirma que é um pecado que deve ser levado em conta separado dos outros, porque geralmente é a causa dos demais.
“S. Tomás definiu o orgulho/soberba como um extraordinário amor à nossa própria excelência. O homem orgulhoso deseja, de fato, parecer superior ao que ele realmente é: essa é a falsidade em sua vida. Orgulho é, como diz S. Agostinho, um amor perverso pela grandeza.”[4]
“Pela soberba/orgulho, nós nos achamos melhores que todo mundo, não respeitando o próximo e passando por cima de tudo e de todos. O soberbo se torna o seu próprio Deus, pois a glória de tudo o que você faz sempre vai para você mesmo. O seu umbigo passa a ser o centro do universo”. [4]
“Ser soberbo é querer ser melhor que os outros, aparecer mais, não tolerar competidores. Não podendo vencê-los os diminui, ridiculariza. O soberbo olha o mundo ao redor de si, achando-se o centro do universo, e que fora do seu umbigo não há salvação. Ele é o próprio deus sol, o centro de tudo. Na escola, no trabalho, no cotidiano, conhecemos muitas pessoas assim. Alguns fingem ser o que não são, são como gralhas com penas de pavão, que desmascaradas, são enxotadas do mundo dos ricos e dos sábios, e ridicularizadas no seu próprio meio. Como todo pecado avaliado pela igreja como capital (pois vem do latim: caput, cabeça) a soberba/orgulho traz consigo um leque de “amigos”, todos de uma forma ou de outra ligados a ela. São amigos da soberba/orgulho: a luxuria, a altivez, a presunção, a vaidade, e a arrogância”. [4] Mais algumas frases dos santos sobre o tema:
“O Orgulho não é grandeza, é inchaço. E o que está inchado parece grande mas não é saudável.” Santo Agostinho
“Muitas vezes, vangloria-se o homem do seu desprezo à vanglória”. Santo Agostinho.
Podemos perceber o quanto a vaidade está relacionada à soberba e vanglória. E a vaidade no porte de forma exagerada também entra nesse quesito. Não é em vão que várias vezes a bíblia nos alerta:
“Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus”. (1 Timóteo 2,9-10).
O vosso adorno não seja um enfeite exterior, como as tranças nos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos mas seja o do íntimo do coração (…)” (1 Pedro 3-3,4)
Portanto tomemos cuidado com a Vaidade fútil, ou melhor dizendo, com a Vaidade pecaminosa trajada de “elegância”. Aquela pessoa que se acha melhor que os outros que diz estar sempre “impecável”, quer sempre os melhores vestidos, as melhores marcas, de preço alto, quer um topete enorme na cabeça e um nariz empinado. Cuidado, estas pessoas não são elegantes, elas são o oposto da elegância!
Um Texto para meditação sobre o tema: Jesus fala à Santa Angela de Foligno sobre a Vaidade.
Como dizia São Felipe Néri: “Eu prefiro o Paraíso!” Exatamente essa é a frase de uma mulher católica realmente. Eu prefiro o paraíso. Ela é boa, generosa, é modesta, é discreta, se esconde, não se exibe, é bonita, sabe se portar, não sacrifica o que mais agrada a Deus pelo louvor de si próprio. Ela é o que a bíblia chama de Mulher Virtuosa. Temos que almejar isso! Deus nos ajudará, porque é possível!
Acabou? O Artigo ficou realmente enorme, mas não acabou! Aguardem os próximos artigos sobre o tema: A Elegância e a etiqueta da Mulher Católica. Salve Maria.
“A Beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.” 
Provérbios 31-30,31
“A beleza é realmente um bom dom de Deus; mas que os bons não pensem que ela é um grande bem, pois Deus a distribui mesmo para os maus. “
Santo Agostinho
Anúncios
Esse post foi publicado em moda e beleza. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s