Como a Igreja vê a interpretação dos sonhos?

Unidade 1 (1)Talvez você ainda não tenha se perguntado sobre isso, mas nós todos já tivemos curiosidade sobre o que significa determinado sonho que tivemos. Achei este texto que vou compartilhar abaixo no blog Breviário. Você pode ler o texto completo clicando no link. Eu selecionei algumas partes.

Veja que interessante:

Na vida humana, sinais e símbolos ocupam um lugar importante. Sendo o homem um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual, exprime e percebe as realidades espirituais por meio de sinais e de símbolos materiais. Como ser social, o homem precisa de sinais e de símbolos para comunicar-se com os outros, pela linguagem, por gestos, por ações. Vale o mesmo para sua relação com Deus.

Assim, os sonhos são interpretados pelos homens como símbolos, sinais, que podem conter uma mensagem domundo espiritual ou do inconsciente. Deus pode revelar o futuro a seus profetas ou a outros santos.  E também usou e usa de sonhos para isso.

Todavia, a atitude cristã correta consiste em entregar-se com confiança nas mãos da providência no que tange ao futuro, e em abandonar toda curiosidade doentia a este respeito. A imprevidência pode ser uma falta de responsabilidade.

Para a Igreja, todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõe “descobrir” o futuro.

A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão, o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e, finalmente, sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Essas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus. O sonho é uma atividade psíquica com imagens e sons que se produzem durante o sono.

Os psicólogos recomendam inclusive que, pela manhã, se recorde todo o desenrolar do sonho para uma proveitosa auto-análise. Junto dos analistas, porém, não se encontra uma explicação concorde do simbolismo das imagens noturnas. Cada um, contudo, pode relacionar o seu estado emocional com o que veio a sonhar. É preciso nunca se deixar por qualquer espécie de superstição e fobia.
Na Bíblia, o sonho se apresenta como um meio de comunicação de Deus a determinadas pessoas.São célebres os sonhos de José do Egito (Gn 37,5-11); 40,5-22; 41,1-36); os sonhos de São José (Mt 1,20; 2, 13.19).  Famosas, entre outras, estas passagens: “Mas Deus apareceu em sonhos a Abimelec e disse-lhe: Vais morrer, por causa da mulher que roubaste, porque é casada” (Gn 20,3); “Daniel era particularmente entendido na interpretação de visões e sonhos” (Dn 1,17).
Cumpre, porém, toda cautela e não se deve ficar acreditando em relatos sensacionalistas venham de onde vierem.
Está claro na Bíblia: “Pois assim disse o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Não vos deixeis engodar pelos profetas que se acham entre vós, nem pelos adivinhos. Não escuteis os sonhos que anunciam” (Jr 29,8). Diante do que entendi sobre o Catecismo, a Bíblia e os conceitos da Psicologia sobre o sonho, creio que podemos prestar atenção em nossos sonhos, tentando entender suas mensagens, porém devemos ter cuidado, pois um sonho pode ser só um sonho mesmo.
Nem sempre nossos sonhos são premonitórios. Devemos ter cuidado para não cairmos no fanatismo e na superstição,daí o conselho da Igreja de que é melhor nos entregarmos nas mãos de Deus pela oração sempre, pois ele sempre faz o que é melhor para a salvação de nossa alma.

Só para terminar: NÃO BUSQUE INTERPRETAÇÕES EM LIVROS:

Se o sonho for premonitório, só você saberá dar a verdadeira interpretação dele, pois o sonho falara através de símbolos, que só você sabe os significados, a partir de sua experiência de vida e conhecimento de mundo.

Se o sonho for uma mensagem divina, só você poderá interpreta-lo em plenitude, meditando em seu coração o que cada simbolo, pessoa, lugar, cor, etc ( presente no sonho) significa para você. Se você sentir que esta tendo sonhos ruins e achar que pode ser alguma influencia maléfica, entregue-se a Deus em oração, com confiança em seu poder e misericordia.

Lembre-se que tudo concorre para o bem dos que amam a Cristo e Deus só quer nossa felicidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em espiritualidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s