Você faz meditação? Vamos começar?

meditacaointernoSe você está pensando em meditação budista ou em práticas Ioga, pode parar. Estou perguntando se você tem a prática diária da meditação da palavra de Deus. O Catecismo da Igreja Católica explica que o cristão deve querer meditar regularmente, ou “assemelha-se aos três primeiros terrenos da parábola do semeador”. – Leia Mateus 13.

Ainda segundo o Catecismo, “meditando no que lê, o leitor se apropria do conteúdo lido, confrontando-o consigo mesmo. Neste particular, outro livro está aberto: o da vida. Passamos dos pensamentos à realidade. Conduzidos pela humildade e pela fé, descobrimos os movimentos que agitam o coração e podemos discerni-los. Trata-se de fazer a verdade para se chegar à luz: “Senhor, que queres que eu faça?” (2706)

Mas, como meditar?

A meditação é uma busca orante que põe em ação o pensamento, a imaginação, a emoção, o desejo. Tem por finalidade a apropriação crente do assunto meditado, confrontado com a realidade de nossa vida. (Catecismo 2723)

Para meditar, basta que você esteja em um lugar calmo e silencioso e reflita sobre algum trecho ou capítulo da bíblia ou outro livro católico. Se possível, faça isso todos os dias e no mesmo horário, de forma a criar um valioso hábito de comunhão com Deus.

Não precisa ficar muito tempo em meditação. Em média 15 a 20 minutos diários já podem trazer grandes benefícios.  O mais importante, é que você veja como aplicar o que leu no seu dia a dia. Algumas perguntas podem ajudar na meditação diária: “tenho vivido isso na minha vida?”, “Como minhas ações tem me aproximado de Deus?”, “O que devo fazer para ser mais próxima (o) do Senhor?”.

O Flores da Modéstia tem uma dica maravilhosa de como meditar e dá uma super dica: “Logo pela manhã, faz o sinal da cruz, reza uma Ave Maria, e um Pai nosso, põe-se na presença de Deus. Pega o livro escolhido, lê um parágrafo, ou uma folha, um trecho. Fecha o livro. Fecha os olhos e reflete, é aconselhável fazer-se as seguintes perguntas sobre a leitura: – Eu tenho vivido isso em minha vida? – Que profundidade isso tem? Como pode me aproximar do Senhor? – Como e o que devo fazer para mudar e aplicar estes ensinamentos no dia de hoje e no futuro? Faz o sinal da cruz, logo mentaliza uma frase (a mais marcante da meditação), para lembra-la durante o dia. Pronto, fácil, simples e edificante!”

Anúncios
Esse post foi publicado em espiritualidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s