Modéstia no falar: vigiando as palavras

Que as palavras desonestas sejam banidas da vossa boca“. (Col. 3-8)

ABMUEB

Imagem da internet

Aprendemos a falar ainda quase bebês, com nossos pais, amigos e familiares. Vamos à escola e aprendemos um pouco mais. Mas esses dias eu aprendi uma coisa que quero compartilhar com você. É preciso ter “modéstia” até no que falamos.

Ah, mas isso não é novidade. Desde cedo nossas mães falam “cuidado, não diga palavrão”, ou “não fale isso, é feio”. Mas, será que a modéstia no falar é só isso?

A modéstia no falar é pensar antes de pronunciar as palavras. É ter a sabedoria de saber que o que se vai falar pode magoar ou edificar alguém. É saber calar quando for magoar, ou falar de maneira que magoe menos. É não mentir. É não dar ouvidos a fofocas ou mesmo fazê-las. É estar pronto e vigilante sempre.

Que nem mesmo se ouça dizer que há entre vós, fornicação, impureza de qualquer sorte, nem concupiscência… Nada de palavras nem de galanteios nem de gracejos grosseiros: todas coisas que são indecorosas… Porque, tende-o bem presente: nenhum impudico, nenhum desonesto… terá parte no reino de Cristo e de Deus. Que  ninguém vos iluda com enganosas palavras, pois é por tais vícios que a cólera de Deus vem sobre os filhos da incredulidade. Não tenhais relações de espécie alguma com eles“. (Ef. 5-3)

“Observai como uma faísca incendeia uma floresta inteira. A língua, também, é um fogo. Como um mundo de injustiça, a língua, instalada entre nossos membros, contamina o corpo inteiro e, alimentada pelo fogo do inferno, inflama o curso da existência.” (Tiago 3, 6-7).

Anúncios
Esse post foi publicado em igreja. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s