Montando um cronograma de finanças

como-investir-dinheiroMinha dica para hoje é para que você tenha uma forma de organizar melhor sua vida financeira. Ter um cronograma ajuda e muito na hora de lembrar os pagamentos e manter tudo em dia. Vou contar como faço o meu e aí você pode ajustar da melhor forma para você e sua família.

Primeiro é preciso ter um caderno ou agenda onde você possa anotar tudo. Se você quiser, pode baixar um app no celular ou computador, ou montar uma planilha no excel. Mas pra mim, ter um caderno é mais prático, pois além de poder levar pra qualquer lugar, não é necessário ligar nenhum equipamento ou depender de internet, por exemplo.

Eu comprei um caderninho de notas, daqueles que destacam as folhas. Cada página eu marco como um mês diferente. Lá vou colocando mês a mês o valor do salário, e cada despesa, começando com as fixas (condomínio, internet, mensalidades) e depois as variáveis (água, luz, telefone…).

Por último escrevo quanto resta, quanto vou guardar (se der pra guardar) e quanto sobra. Também escrevo doações, dízimo e tudo mais que gaste durante o mês. Daí já adianto para os próximos meses as anotações de parcelas que sei que estão para vencer ou algum pagamento ou depósito que tenha que fazer mais adiante.

Esse controle é importante por que você fica sabendo direitinho pra onde seu dinheiro tá indo, no que pode economizar e como fazer para render aqui ou ali. É nesse momento, conhecendo sua renda, que você vai poder guardar ou investir seu dinheiro sem comprometer outros pagamentos.

Um abraço fraterno e até a próxima!

Anúncios
Esse post foi publicado em carreira. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s