Livro: o feminino nos contos de fadas

download (3)

Imagem da internet

Os contos de fadas fizeram e fazem parte da vida de muitas pessoas, mulheres e meninas principalmente. O que alguns não sabem, é que por traz dos contos, há sempre um misto de comportamentos, folclore e psicologia. A psicanalista Marie-Louise von Franz, autora de O feminino nos contos de fadas, mostra que há muito mais nessas histórias inocentes do que nós podemos perceber.

Publicado pela editora Vozes, da qual já agradeço o livro, Marie-Louise analisa seis contos de fadas muito conhecidos em busca de fazer um perfil psicológico dos personagens, tentando esclarecer as complexas e profundas questões da alma humana. Começando com a Bela Adormecida, meu conto favorito, o sono profundo no qual a princesa é envolvida, pode significar, na prática, que os problemas estão mais adormecidos que resolvidos.

Só pra dar um gostinho do que tem no livro, descrevo aqui um trecho:

download (2)

Imagem da internet

“O fuso é particularmente perigoso quando o voltamos contra nós mesmos: como ele não se manifesta no exterior não pode ser apreendido. Insidiosamente sem que a vítima se aperceba, ele a destrói.É assim que ouvimos com frequência mulheres dizerem: “Sempre pensei que nunca me casaria”, ou então: “Eu era estúpida, por isso nunca tive sucesso em nada na vida”. (…) Esta convicção autodestrutiva, adquirida  na primeira infância, é aceita por natural e, consequentemente, nunca é objeto de uma crítica pessoal, ou de uma discussão com alguém, e nem mesmo foi manifestada de uma forma ou de outra, senão por mal-estares e traços de comportamento: apatia, falta de energia e de alegria de viver, fracassos repetidos, etc.” Pág. 78.

O livro é envolvente e nos desperta a pensar em vários comportamentos nossos do dia a dia. A venda na editora Vozes e em diversas livrarias.

Ficha técnica 216703

EDITORA VOZES LTDA – 3ª edição (2010)
Psicologia
Coleção: Reflexões Junguianas

É notório que nas últimas décadas vem se operando na mulher uma maior consciência de si mesma, que lentamente vai alterando seu comportamento e seu papel na sociedade. O Feminino nos Contos de Fadas é uma obra que prepara e orienta para estas modificações, que fatalmente conduzirão ao nascimento de uma nova Mulher.

Anúncios
Esse post foi publicado em dicas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s