Cinco dicas para organizar as finanças em casa

dinheiro

Imagem Emunah

Aprender a gerenciar as finanças em casa é tarefa de todo casal. Mas algumas regrinhas podem ajudar na hora dessa organização. Veja as dicas!

1- Diálogo

A primeira coisa é conversar. Cada um deve saber tudo sobre o outro. Quanto ganha e em que gasta. Isso eu nem precisaria falar, já que num casamento devemos ser verdadeiros e honestos em tudo. Mas, como regrinha, está aqui. Conversem sempre.

2- Orçamento

Uma planilha de gastos é muito importante. Você aprende como fazer uma facinho na internet. Inclusive, em alguns sites, pode baixar uma já pronta. Eu tenho um caderninho onde anoto mês a mês os gastos e controlo o que preciso comprar ou pagar.

3- Reduzir

Veja no que você pode reduzir custos. Quando você anota o quanto gasta em cada coisa, descobre que gasta demais em supérfluos. Daí é possível cortar gastos, ou diminuir em alguns setores.

4- Poupar

Separe um tanto do salário para guardar. Seja na poupança, seja como investimento, é importante ter dinheiro para alguma necessidade. As vezes aparecem gastos médicos, com o carro ou alguma conta surpresa e aí, é preciso ter aquele dinheirinho guardado para não entrar em desespero – nem no cheque especial.

5- Fuja do crediário

Falar em cheque especial… Evite a todo custo o uso de cartões de crédito. Eles ajudam muito quando você precisa comprar algo importante e que possui um valor muito alto. Mas cuidado, as contas no cartão podem virar uma bola de neve. Evite pagar o mínimo e sempre que puder, compre à vista.

“É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação”. Provérbios 15: 16.

Anúncios
Esse post foi publicado em carreira. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s