Organização do lar: dividindo as tarefas

post-3

Imagens da internet

Na hora da organização das tarefas domésticas, uma coisa é certa. Não conseguimos fazer tudo sozinhos. Mas como uma família, tudo podemos juntos e com Deus. Por isso, se dividirmos as tarefas com todos que moram em casa, o trabalho se torna rápido, fácil e até prazeroso, pois estamos fazendo um em prol dos outros.

Tenho três dicas para quem está pensando em dividir as tarefas em casa. A primeira, é planejar. Anote tudo o que deve ser feito (desde jogar o lixo fora, até limpar a geladeira, forrar as camas, limpar o filtro de água…). Em seguida, organize tudo por dias da semana ou de uma maneira que fique claro quantas vezes por dia/semana se deve realizar esta tarefa. Eu mostrei como faço meu planejamento semanal aqui.

familia-tarefas-domesticas-e1360766208912

Imagens da internet

Daí você começa a distribuir tudo de acordo com as habilidades de cada pessoa na casa. Tem gente que gosta mais de lavar pratos que guardar, outros preferem cozinhar à arrumar a cozinha. Você conhece todo mundo, então sabe quem pode cada coisa. Por fim, com muita calma e tranquilidade, chame todos em casa para conversar e diga que você precisa de ajuda e que se todos trabalharem junto não será pesado. Colocar as crianças para ajudarem nas atividades ajuda no desenvolvimento futuro delas também.

Durante a conversa, vá explicando o que cada um deve e pode fazer e esteja aberta à alterações necessárias no seu cronograma. O começo pode ser difícil, mas logo todos em casa aprendem quais são suas tarefas e acabam nem precisando mais do cronograma, pois já tomarão aquilo como hábito diário.

Espero ter ajudado.

Um abraço fraterno e até a próxima!

Anúncios
Esse post foi publicado em família. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Organização do lar: dividindo as tarefas

  1. Pingback: Três dicas para ser mais organizada | Mulheres Católicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s