Você conhece o apostolado do sofrimento?

Sofrimento

Internet

Muitas vezes eu ou você já nos perguntamos sobre o por quê das pessoas sofrerem ou por que Deus permite que crianças adoeçam, que pessoas boas morram cedo… Não é verdade?

A Igreja fala de uma coisa chamada Apostolado do Sofrimento. Todos nós estamos sujeitos à dor, ao sofrimento e à morte. No entanto, nem tudo o que acontece é por nossa culpa. Sabemos – pela leitura da Bíblia – que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado, lá com Adão e Eva… Sempre que nos afastamos de Deus ou que ofendemos à ele, estamos sujeitos ao sofrimento.

Além disso, o sofrimento nos eleva, nos faz mudar, nos transforma, nos ensina. Devemos ter fé mesmo na dor e no sofrimento, pois eles nos aproximam de Cristo, nos mostram o quanto Ele sofreu por nós.

Mas e as crianças, os seres inocentes, as pessoas boas?

Libanio diz que “Em vão se busca explicação racional e lógica para o sofrimento. Faz parte dos mistérios que envolvem a vida humana. Permanecerá sempre dolorosa pergunta do homem a Deus. A única resposta da Revelação é afirmar, apesar do sofrimento e do mal, a solidariedade infinita de Deus conosco a ponto de assumir na pessoa de seu filho Jesus essa realidade e mostrar com a sua ressurreição que a vida triunfará sobre toda dor, toda lágrima, todo sofrimento, todo mal”. Leia o texto completo aqui.

Ainda estou estudando esse tema, e por isso trouxe para você algumas palavras de pessoas que entendem do assunto. Veja só:

“O sofrimento humano pode mostrar a bondade de Deus. É certo que ocorre que a ?experiência do sofrimento desanima e deprime muita gente, porém na vida de outros pode criar uma nova profundidade de humanidade, pode trazer nova força e nova visão. O Caminho para compreender este mistério é nossa fé?. ( JP II, 30/10/98). É por isso que o Santo Padre tanto valoriza o apostolado do sofrimento. Não devemos esperar até que nos venha uma grave enfermidade para exercê-lo.” Santo João Paulo II

“…mesmo no sofrimento, é preciso cantar a vitória de Jesus em nossa vida porque, assim como Cristo, vamos ter que suportar a dor. E a melhor maneira de fazer isso é enfrentar as dificuldades com humildade, submissão e amor. Mas, por que sofremos? Essa é uma pergunta que responde ao verdadeiro sentido do cristianismo primitivo: Jesus e São Pedro morreram crucificados; os apóstolos foram perseguidos durante todas as suas vidas de pregação do Evangelho. E aqui está a resposta para o nosso sofrimento: “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me” (Lc 9,23).” Ecclesia Una

” O sofrimento parece pertencer à transcendência do homem; é um daqueles pontos em que o homem está, em certo sentido, « destinado » a superar-se a si mesmo; e é chamado de modo misterioso a fazê-lo.” Santo João Paulo II

Romanos 8,35-37
“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A injustiça ? A perseguição? A fome? A nudez? Os perigos? A espada? Como diz a Escritura: Por tua causa somos mortos todo o dia; tratados como ovelhas destinadas ao matadouro. Porém em tudo isto saímos vencedores graças à Aquele que nos amou”.

Anúncios
Esse post foi publicado em espiritualidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s