É possível ter tudo?

baby-boom-1987-06-g

Cenas do Filme Presente de Grego

Hoje eu quero conversar sobre um tema que vem me incomodando há algum tempo. Muitas amigas vêm me dizer sobre as escolhas que fizeram na vida, e sobre o fato de ser profissional impedir a maternidade ou vice versa. Gente, isso é muito sério.

Claro que você pode não querer casar ou ter filhos. Ou pode achar melhor ser uma dona de casa e viver cuidando de sua família. Você é livre para decidir o que é melhor e o que te faz feliz. Mas, saiba que uma coisa não impede a outra e que sim, você pode ser uma ótima profissional e ainda assim cuidar da sua família.

Toda vez que converso sobre esse tema, lembro do filme Presente de Grego, que eu assistia quando era criança. Me encantava a cena da super empresária de sucesso e sem filhos J. C. tendo que cuidar de uma bebezinha linda que ela recebeu de “herança”.  No filme é quase que indiscutível a ideia de que a executiva tem que “escolher” entre ter uma vida profissional ou ser mãe.

baby-boom-diane-keaton

Cenas do Filme Presente de Grego

A história acontece no fim dos anos 1980, e o preconceito era grande e muito maior do que hoje. A diferença é que muitas mães hoje não têm escolha. Elas são mães e precisam trabalhar. O que eu percebo, é que quem tem escolha, acaba indo pelo mesmo pensamento de quase três décadas atrás, onde uma coisa impede a outra.

Não é uma coisa fácil. Ter uma carreira, ir atrás dos sonhos profissionais, alcançar lucro e sucesso… Ter filhos também não é fácil; você tem que se virar em duas, são muitas responsabilidades. Tudo isso junto é muito difícil. Mas é complicado você pensar que essas coisas te impedem de vivenciar a maternidade. Talvez você precise desacelerar um tempo, talvez tenha que pedir ajuda a alguém em alguns momentos, mas nunca pense que é impossível. Principalmente se você acredita que tem a ajuda da mãe das mães, Nossa Senhora.

A maternidade é uma benção enorme, é ter em suas mãos um presente de Deus, que foi cuidadosamente pensado e criado por Ele para ser seu filho. É sua responsabilidade, seu amor, fruto de sua felicidade.

Eu conheço muitas mães por aí que são grandes sucessos em seu trabalho e nunca deixaram de dar atenção aos seus filhos. Pelo contrário, todo o tempo que podia era dedicado à eles. Por isso, tenho essas mães (e nisso incluo a minha mãe) como um exemplo. Um exemplo de que nós mulheres podemos muito, e podemos tudo, com Deus.

Um abraço fraterno, e até a próxima!

Ficha do filme Presente de Grego

Título no Brasil: Presente de Grego
Título Original: Baby Boom
Ano de Lançamento: 1987
Gênero: Comédia
País de Origem: EUA
Duração: 110 minutos
Direção: Charles Shyer
Estúdio/Distrib.: Warner Home Vídeo

Anúncios
Esse post foi publicado em carreira. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para É possível ter tudo?

  1. Pingback: Deixando a casa organizada com menos esforço | Mulheres Católicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s