Organização do lar: dicas de economia doméstica

123Continuando nossa conversa sobre organização do lar, hoje quero dar seis dicas de economia doméstica. São coisas que eu faço em casa e que dão certo, e por isso quero passar pra você. Acompanhe:

1- Planeje

Sejam as compras, sejam o que você tem que fazer no dia a dia. Planeje antes, tenha o hábito de anotar tudo numa agenda ou caderno, e se organize. Assim você sabe o quanto gastou durante o mês, o que pode e deve comprar, quais alimentos se consome mais facilmente na sua casa e o que precisa comprar em maior quantidade.

2- Vistorie

Antes de ir às compras no supermercado, faça uma inspeção nos armários. Veja o que está fora da validade e precisa ser jogado fora, o que está faltando e o que ainda tem e por isso não precisa comprar. Desta forma você economiza comprando somente o necessário.

3- Seja criativa

Está cansada de gastar dinheiro comendo a mesma comida que você compra na lanchonete da esquina todos os dias? Experimente fazer lanches diferentes e levar comida fresquinha e saborosa na bolsa. Além de mais barata, é mais saudável. Use o fim de semana para criar uma receitinha de bolo fácil, um pãozinho recheado ou uma torta diferente. Quem sabe você não descobre um novo talento?

4- Escreva

Quer lembrar o dia em que as plantas foram podadas? Organizar quantas vezes por mês precisa fazer uma faxina mais pesada? Saber o dia em que foi ao dentista? Escreva. Sua agenda é uma grande amiga nessas horas.

5- Reaproveite

Você já reparou o quanto de água vai embora toda vez que sua máquina de lavar é usada? A água do enxágue pode ser reutilizada na lavagem de panos de chão, para lavar o piso da casa, lavar o banheiro ou usar em descargas. Eu coloquei um balde grande de 1000 litros ao lado da máquina de lavar. Cada vez que ela entra em processo de enxágue eu coloco o cano da máquina para jogar água dentro do balde. Daí ao longo da semana uso aquela água para lavar a casa, a calçada e o banheiro e lavar os panos de chão.

Você também pode reaproveitar água do cozimento de verduras e carnes para fazer sopas, molhos e caldos; reaproveitar sobras do almoço para preparar o jantar e ainda, organizar entre as amigas um pequeno bazar para troca de roupas que vocês não usam mais.

6- Compare

Essa é uma dica que todo mundo conhece. Não compre de primeira, vá em outras lojas e compare preços, veja na internet e avalie bem antes de usar o cartão. Pense se você realmente precisa do que vai comprar ou se é apenas um desejo de ter. Outra dica é também aproveitar vantagens em pontos de cartão de crédito e comprar em lojas que possuem esse sistema. Assim, além de economizar, você junta pontos que podem ser trocados por objetos que você necessite.

Gostou das dicas? O que você faz para economizar em casa?

Um abraço fraterno e até a próxima!

Anúncios
Esse post foi publicado em família. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Organização do lar: dicas de economia doméstica

  1. Pingback: Deixando a casa organizada com menos esforço | Mulheres Católicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s