Comportamento na missa

Hoje eu trago um texto bem educativo sobre como se comportar na hora da santa Eucaristia. Estava publicado no perfil Angelus do Facebook. Vale a pena refletir sobre o modo como nos comportamos durante a missa, o que podemos fazer para estarmos mais perto de Deus, e como devemos agir na casa do Senhor.

missa_zorate

Internet

COMPORTAMENTO NA SANTA MISSA .

Um assunto que não é muito abordado é o comportamento de um católico durante a Santa Missa. A maioria das pessoas entram na Igreja e mal fazem o sinal da cruz, outras ainda muito menos se importam em como estão se portando dentro da Igreja e durante o Santo Sacrifício do Altar. Não adianta alguém estar modestamente vestido e estar se comportando com indiferença e com desrespeito para com Nosso Senhor.

Primeiramente devemos ter em mente que, como disse Padre Pio de Pietrelcina[3] , devemos assistir a Santa Missa “como assistiram a Santíssima Virgem e as piedosas mulheres. Como assistiu São João Evangelista ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício cruento da Cruz”.

Em segundo lugar, mesmo estando modestamente vestidos na igreja, não devemos ficar de qualquer jeito ao assistir à Santa Missa, pois nosso comportamento deve remeter à piedade cristã.

A Santa Missa exige três posições dos fiéis: 1º. de joelhos; 2º. em pé; 3º. sentada. As três posições nos exigem posturas distintas, porém que denotem discrição, modéstia e recolhimento.

Na posição de joelhos, devemos manter o máximo possível a cabeça baixa, em sinal de recolhimento e oração, e olharmos para Nosso Senhor no momento da elevação da Hóstia e do Cálice Consagrados. Devemos também manter as mãos postas, piedosamente. Podemos também acompanhar os gestos e movimentos do Sacerdote para uma melhor apreciação e participação interior da Divina Liturgia.

Na posição em pé, não devemos ficar com os braços cruzados ou com as mãos abanando. Ao contrário, devemos deixá-las sempre juntas, se possível postas, em sinal de piedade, recato e oração.

Na posição sentada, não devemos cruzar as pernas, nem balançá-las para lá e para cá e nem mexê-las constantemente. Digo isso tanto para homens quanto para mulheres, mas mais especialmente para as mulheres. Perna cruzada na Igreja denota falta de respeito para com Deus e para com o próximo; perna cruzada feminina chama a atenção masculina. Mexer as pernas constantemente atrapalha a concentração da pessoa que está do seu lado e sua própria concentração, além de denotar inquietude interior. Estando sentados, devemos deixar as pernas juntas em sinal de recato e recolhimento.

Em qualquer das três posições, devemos evitar nos mexermos demais, pois isso denota inquietude e incapacidade de recolhimento interior. Temos que cuidar para que nossa postura inspire piedade e devoção aos outros. Devemos ter em mente que nós devemos sempre nos esmerar para dar bom exemplo e nos esforçar para agradarmos sempre a Deus.

O modo de ser e agir de um católico deve servir de testemunho e de exemplo de vida para as pessoas, sendo dentro da Igreja, sendo durante a Santa Missa ou até mesmo em outros lugares. Não são somente as vestes que fazem de alguém bom ou mau católico, mas todo um conjunto de práticas interiores e exteriores. Se “a boca fala daquilo que o coração está cheio” (Lc 6, 45) podemos dizer também que o exterior reflete aquilo que contém em seu interior. Portanto, devemos zelar e contribuir para que nosso exterior cresça na mesma medida e proporção que nosso interior, seja no modo de nos vestir, no modo de falar, no modo de agir e de nos portar. Que em todos os gestos, atitudes e palavras possamos agradar a Deus e ser como a Santíssima Virgem Maria: modesta em pensamentos, vestimentas, palavras e comportamento. “À exemplo da Virgem Santíssima, por amor a Jesus Cristo!”

Que Deus nos dê forças para termos e lutarmos por uma vida santa!

Anúncios
Esse post foi publicado em igreja. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s