Organização do lar: meu cronograma de limpeza da casa

os-melhores-produtos-para-a-limpeza-da-casa-1

Imagem internet

Hoje eu tenho uma dica de praticidade. Estive pensando e vou colocar algumas dicas sobre organização do lar. Neste post vamos falar de limpeza da casa.

Quem tem muitas atividades, em casa, no trabalho e com os filhos, precisa ser o mais organizada possível para conseguir dar conta. Por isso eu preparei um cronograma de limpeza. Primeiro, por que assim já acordo sabendo o que preciso fazer no dia, já sei o tempo que vou gastar para fazer cada coisa e se acontecer algum imprevisto (como chover no dia de lavar roupa), tem como ajustar melhor.

Antes de tudo, eu não faço tudo sozinha. Não teria como, simplesmente por que eu não sou um robô. Meu marido faz boa parte das atividades e assim dividimos tudo e conseguimos acabar mais rápido. Quem tem filhos maiores também pode incluí-los na rotina de limpeza  da casa. Assim, meninos e meninas vão aprendendo a ter responsabilidades para o futuro. Quando for fazer seu cronograma, converse com todos em casa e veja o que cada um pode fazer.

Outra coisa, o que está no cronograma é o que faço pela manhã. Como à tarde estou no trabalho, quem normalmente tira as roupas do varal, dobra tudo e guarda, faz o jantar e lava os pratos é o marido. Ele também tira o lixo e fica responsável por limpar o filtro do ar condicionado, o carro e passar as roupas também junto comigo.

Repare que quinta e sexta o trabalho é menor… Simplesmente eu acredito que é preciso descansar também e esse tempo a mais me permite dar mais atenção ao bebê. Não faço atividades de casa do entardecer do sábado ao entardecer do domingo, pois acredito que devemos ter um dia para descanso e para as atividades da igreja. Por isso também é importante organização. Normalmente vou à missa aos sábados por volta das 16h, 17h. A partir daí já não trabalho/estudo mais até às 18h do domingo.  As vezes as coisas fogem do controle, mas normalmente é assim.

Vou publicar meu cronograma aqui para vocês terem uma ideia. Além dessas atividades eu também dou banho no bebê pela manhã (à noite eu e o marido nos revezamos, ou ele dá banho à tarde), e tenho uma rotina de hidratações no cabelo que faço três vezes por semana em casa também… Ufa!

Clique para baixar o cronograma

Qualquer dúvida, pode perguntar! Espero ter ajudado.

Um abraço fraterno e até a próxima!

Anúncios
Esse post foi publicado em família. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Organização do lar: meu cronograma de limpeza da casa

  1. Pingback: Organização do lar: dividindo as tarefas | Mulheres Católicas

  2. Pingback: Três dicas para ser mais organizada | Mulheres Católicas

  3. Pingback: Deixando a casa organizada com menos esforço | Mulheres Católicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s