Mulheres católicas podem usar calça?

10-virgensEu tenho lido um pouco sobre essa questão de roupas e feminilidade, e a polêmica do uso de calça ou saia pelas mulheres. Já li em muitos blogs comentários do tipo “Nossa Senhora não usava calça, por isso a mulher católica também não deve usar”.

Eu não sei por que esse assunto é polêmica, já que na época de Jesus, TODOS usavam vestido, e claro, Nossa Senhora não poderia usar calça por que não existia esse tipo de vestimenta! Além disso, não era costume daquela época e nem seria durante muito tempo. Isso não quer dizer que os homens devam continuar usando vestidos também, né?

A bíblia não diz que devemos usar calça ou saia. O que a bíblia fala é que “A mulher não se vestirá de homem, nem o homem se vestirá de mulher: aquele que o fizer será abominável diante do Senhor seu Deus.” Deuteronômio XXII, 5marta_martaemaria2

Isso não quer dizer que a mulher só pode usar saia e o homem calça. Mas, indica que existem modelos de roupas específicos para homens e mulheres, e cada um deve vestir-se de acordo. Na época de Jesus, como já disse, todos usavam vestido. Mas, o modo de amarrar a cinta, o tipo de joia, uso de véus, ou as cores das vestimentas, indicavam se a roupa era feminina ou masculina.

Hoje também é assim. Se um homem usa uma calça com um corte feminino, ficará estranho e não é usual que faça isso. A mulher, deve ter bom senso, procurar roupas modestas que destaquem sua feminilidade e lhe sejam confortáveis e bonitas. O homem também, por sua vez, deve procurar roupas modestas e adequadas aos homens.

Padre Paulo Ricardo fala em um de seus vídeos,  que “é próprio do feminino a elegância, a busca da expressão da beleza interior pelo cuidado e zelo com a aparência exterior”.

É certo que alguns tipos de saias são mais femininas que certos tipos de calça. Mas cabe a cada uma pensar e decidir qual o melhor modelo para si. Acredito que mais importante do que usar saia ou calça, é vestir-se de forma modesta, de forma que quem lhe olhar saiba que você é uma pessoa de Deus.

Um abraço fraterno e até a próxima!

Anúncios
Esse post foi publicado em moda e beleza. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s