Seis maneiras de seguir os passos de Nossa Senhora

Deus tem um plano para nossa vida. Seja homem, seja mulher, temos um papel na sociedade e precisamos agir conforme Deus nos indica. Seguindo os passos de Maria, com certeza seremos mulheres melhores. Por isso, listei aqui seis maneiras de seguirmos os passos de Nossa Senhora, pelo nosso bem e da nossa família.

Deus deu à Maria, seis dons através do Espírito Santo. Vamos conhecê-los aqui e pedir que o Senhor nos agracie também com um pouco de cada um deles.

Maria tinha todas as virtudes no mais alto grau. São Jerônimo nos aconselha: “Tome Maria como exemplo de virtudes”. Maria teve também a plenitude dos dons. Edificou sua vida sobre os sete dons de santificação. A virgem recebeu, mais do que qualquer outra pessoa, o dom da sabedoria. Portal Carismático

1- Dom do Conselho

também conhecido como dom da prudência, esta graça nos faz saber o que nos convém ou não fazer nos diversos momentos da vida. Sob a orientação do Espírito Santo, Deus nos ajuda a saber o que fazer quando a dúvida nos aflige. Segundo o Papa Francisco, para ter esse dom é preciso muita oração.

“Sempre voltamos ao mesmo ponto. A oração. Rezar é tão importante!”, disse Francisco, afirmando que é preciso rezar não somente as orações que se aprende quando criança, mas também usando as palavras, pedindo ajuda e conselho.

Maria, é chamada pela igreja a Mãe do Bom Conselho. A alma de Maria esteve sempre voltada para Deus, de quem recebia com sua facilidade todas as aspirações, motivo por que a Ela, mais de que a qualquer outro Santo, se podem aplicar as palavras: Tua proteção será o bom conselho e a prudência te salvará (Prov. II, 11).

2- Dom da piedademaxresdefault

Este dom produz em nós um amor de filho para com Deus, adorando-o de tal maneira que esse amor se estende à pessoas e coisas divinas. Esse dom nos traz a virtude da justiça e da gratidão. Foi o dom de piedade que inspirou Maria a dedicar sua atividade ao serviço do Templo, que Ela, com a mesma terna piedade, venerava por cima de todas as coisas materiais.

3- Dom da Fortaleza

Esse dom nos dá energia, um impulso para superarmos todos os obstáculos. Maria mesmo sendo a predestinada de Deus, sofreu inumeras dificuldades. Como poderia jamais uma criatura, santa sim, mas débil por natureza achar tanta coragem para realizar uma obra tão árdua e para vencer inimigos tão feros? Na graça de Deus, por Jesus Cristo, responde São Paulo.

4- Dom do temor

Esta graça nos faz temer desagradar a Deus e sermos separados dEle; a virtude da temperança, apartando-nos dos falsos deleites que nos poderiam levar a perdermos Deus. É um dom, portanto, que inclina a vontade ao respeito filial de Deus, nos afasta do pecado que Lhe desagrada e nos faz esperarmos em seu poderoso auxílio.

Grande foi, o temor de Maria. O temor de Maria era um temor reverencial, produzido por um sentimento vivíssimo da majestade infinita de Deus e de seu infinito poder.

5- Dom da Ciência

Nos faz conhecer as coisas divinas não por via do raciocínio ou reflexão, mas por meio de uma luz superior que no-las faz atingir como se delas tivéssemos a experiência. A Mãe de Jesus possuía em grau eminente o (dom) de ciência, que A ajudava a distinguir o bem do mal nas criaturas com as quais tratava diariamente. Deus A havia conservado virgem, imaculada. Jamais havia experimentado do mal. Passou pela Terra como puríssimo reflexo de Deus.

6- Dom da Inteligência

Não se restringe só às coisas criadas, mas se estende a todas as verdades reveladas. Nos faz compreender que, como disse o Papa Francisco, “não se trata de inteligência humana, de capacidade intelectual, da qual possamos ser dotados ou não. É uma graça que somente o Espírito Santo pode infundir e que suscita no cristão a capacidade de ir além da aparência exterior, da realidade e buscar as profundezas do pensamento de Deus e do Seu plano de salvação”.

Maria, através do Dom da Inteligência, entendeu que Ela, Virgem, concebeu a Deus; que Deus se fez homem; que Deus é um em essência e trino em pessoas; que o Filho de Deus é Deus e homem em unidade de pessoa.

7- Dom da Sabedoriapomba-dons

É o mais perfeito dos três dons intelectuais do Espírito Santo, aperfeiçoa a virtude da caridade e reside, ao mesmo tempo no intelecto e na vontade. A sabedoria humana é falha. A sabedoria divina é plena e perfeita. Unicamente Deus tem a plenitude da sabedoria, e somente Ele nos pode dá-la, pelo dom da sabedoria.

A sabedoria celeste a fez compreender e aceitar o plano de Deus para sua vida e, ao mesmo tempo, a encheu do mais puro e intenso amor a Deus e ao próximo. Assim a vemos na anunciação, na visita a Isabel, no nascimento de Jesus em Belém, na apresentação do menino Jesus no Templo, na fuga para o Egito, no reencontro com Jesus no Templo, nas bodas de Caná, aos pés da cruz e no Cenáculo.

O Espírito Santo, com os sete dons, repousou no coração de Maria com inenarrável plenitude, e com o dom de sabedoria A ornou de incomparável formosura. Mais ainda. A pureza de coração dispõe em grande medida para o aumento e complemento da sabedoria. Na alma malévola não entrará a sabedoria, etc. Dado que a Virgem Maria resplandeceu com tão grande pureza e santidade, que depois de Deus não se pode conceber maior, compreende-se que a Sabedoria incriada se transladasse e se infundisse abundantissimamente na alma de Maria, e nEla o dom de sabedoria fizesse progressos tão indizíveis de modo incomparável nesse dom esta eminente Mãe da Sabedoria”.

(CLÁ DIAS, JOÃO. Pequeno Ofício da Imaculada Conceição Comentado. Artpress. São Paulo, 1997, pp. 477 à 481)

Pesquisas: Catequisar, Portal Carismático e Associação Católica Nossa Senhora de Fátima

Anúncios
Esse post foi publicado em espiritualidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s