Símbolos da igreja: conheça a medalha milagrosa de Nossa Senhora das Graças

Com informações do ARNSG e Oratório da Medalha Milagrosa

Muitas pessoas ao redor do mundo levam consigo um símbolo bastante antigo. A medalhinha milagrosa de Nossa Senhora das Graças. É costume, inclusive, dar de presente aos amigos, colocar dentro da bolsa e até usar como estampa de roupa. Mas você sabe o que significa a medalhinha?

“Todas as pessoas que usarem a Medalha receberão grandes graças, trazendo-a ao pescoço. As graças serão abundantes para as pessoas que a usarem com confiança”.

Estas foram as palavras de Nossa Senhora numa aparição a Santa Catarina Labouré, em 27 de novembro de 1830. E, a partir daí, milhões de pessoas no mundo inteiro passaram a receber graças através da Medalha Milagrosa. Na morte da Santa, em 1876, a tiragem mundial da Medalha já ultrapassava um milhão de exemplares. Inúmeras conversões, curas e proteções extraordinárias, lhe conferiram rapidamente a sua fama de “Medalha Milagrosa”. 

Na parte da frente da medalha, temos Maria esmagando a cabeça da serpente que está sobre o mundo. Ela representa a vitória sobre Satanás. Sua vestimenta e as 12 estrelas que lhe coroam representam a mulher do Apocalipse, vestida de sol. Suas mãos estendidas transmitem raios de graça, derramando sobre o mundo suas bençãos. O globo aos seus pés dizem que ela é rainha dos céus e da Terra.

medalha_milagrosa1

Ao redor da imagem, a jaculatória: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós!”. Missão de intercessão, confiar e recorrer à Mãe.  Nossa Senhora mandou colocar na Medalha esta curta oração para que ela fosse repetida com freqüência.

Atrás da medalha está a cruz, o preço que Jesus pagou, significa sacrifício, entrega e obediência. A letra M é o símbolo de Maria e de sua maternidade espiritual. A barra que atravessa o M é uma letra do alfabeto grego, um monograma do nome de Jesus. Os dois juntos significam “Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo Crucificado, o Salvador!”.

Em volta da Medalha estão desenhadas doze estrelas: é a coroa da Santíssima Virgem. Como Rainha do Céu e da Terra, Nossa Senhora tem uma coroa de doze estrelas que representam seu poder sobre toda a Criação. Tudo o que Ela pede a Deus, Ela obtém. Lado a lado, estão o Coração de Jesus e o Coração de Maria. Duas pequenas chamas indicam que eles queimam de amor por nós.

À esquerda, o Coração de Jesus está envolto por uma coroa de espinhos e tem uma chaga aberta que sangra. São nossos pecados e nossas más ações que O fazem sofrer: para redimir nossos pecados Ele foi coroado de espinhos. Ele morreu na Cruz e Seu Coração foi transpassado por uma lança.

À direita, o Coração de Maria está atravessado por uma espada que representa toda a dor que Ela sentiu durante a Paixão de Seu Filho por nós. Ela ofereceu esses sofrimentos em união aos de Jesus para que nós nos salvemos e possamos ir ao Céu.

Anúncios
Esse post foi publicado em igreja. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Símbolos da igreja: conheça a medalha milagrosa de Nossa Senhora das Graças

  1. Pingback: Escapulários, conheça melhor sua origem | Mulheres Católicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s