Sacramentais, saiba o que são e como usá-los

31out2004---padre-marcelo-rossi-joga-balde-de-agua-benta-em-fieis-durante-cerimonia-em-sao-paulo-1412038693458_956x500Hoje eu quero falar sobre os sacramentais. Você sabe o que são?

Segundo o Catecismo da Igreja, eles são sinais sagrados que possuem efeitos espirituais. “Por meio deles, dispõem-se os homens para a recepção do principal efeito dos sacramentos e são santificadas as várias circunstâncias da vida”. É através deles que Deus derrama sobre nós suas bençãos.

São exemplos de sacramentais as orações como o Pai Nosso e Ladainhas, a água benta, o pão bento, a confissão,  as bençãos que recebemos dos padres e Papa e os objetos bentos de devoção, como velas, medalhas, crucifixo e outros.

Segundo a página O Fiel Católico,  o uso digno dos sacramentais são, entre outros: obter graças atuais, ter perdoados os pecados veniais ou até mesmo “perdoam toda pena temporal dos pecados passados, em virtude das indulgências que costumam acompanhar o uso dos Sacramentais”.

“Não há uso honesto das coisas materiais que não possa ser dirigido à santificação dos homens e o louvor a Deus.”(II Concílio do Vaticano, Const. Sacrosanctum Concilium, 61: AAS 56 (1964) 116-117)

Ter e usar água benta em casa e fazer uso das orações da igreja, da confissão e dos objetos de devoção católicos, nos aproxima de Deus e nos faz receber graças diariamente. Não deixe de aproveitar das graças que nossa igreja nos proporciona!

Um abraço fraterno e até a próxima!

Anúncios
Esse post foi publicado em igreja. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s