As palavras do Papa sobre a mulher

Não é de hoje que o Papa Francisco fala sobre a condição da mulher no mundo. Suas palavras, sempre muito sábias, nos ajudam a aprender mais sobre como viver neste mundo. Na última quarta, dia 22 de abril, ao fazer sua catequese familiar, ele deu continuidade ao tema da complementaridade entre homem e mulher.

papa_francisco_00Segundo o Pontífice, como sabemos, no livro do Gênesis, Deus cria a mulher para acabar com a solidão de Adão, que vivia cercado pelos animais e toda a criação divina mas sentia-se só por não ter outros de sua espécie. Adão, por sua vez, fica maravilhado com a criação de Deus, pois agora encontrou alguém que se parece com ele.

Muito se fala sobre essa passagem, inclusive dando a ideia de que a mulher é inferior ao homem, pois foi retirada de sua costela. No entanto, o que o Papa Francisco nos diz, é que a mulher “não é uma réplica do homem, mas expressa uma reciprocidade entre eles”. A mulher não é inferior nem superior ao homem. Ela é mais um ser humano, uma criação divina tanto quanto o homem. Não é lindo?

Fico maravilhada com as palavras deste santo homem. Ainda segundo Papa Francisco, foi o pecado que trouxe um rompimento da harmonia entre o casal e que trouxe ao mundo a desconfiança, a divisão e a prepotência.

“Pensemos , por exemplo, nos excessos negativos das culturas patriarcais. Pensemos nas múltiplas formas de machismo, em que a mulher é considerada de segunda classe. Na instrumentalização e mercantilização do corpo feminino na atual cultura mediática.” – diz o Santo Padre, que a meu ver, reconhece o valor da mulher em nossa sociedade e de como devemos combater a ideia de que ela é um ser inferior. Homem e mulher são imagem e semelhança de Deus, e devem ser assim tratados e respeitados.

Anúncios
Esse post foi publicado em igreja. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s