Eu trabalho, você trabalha, nós descansamos

Quem faz as tarefas domésticas em sua casa? Você? Seu esposo? Seus filhos? Uma empregada doméstica/faxineira?

imagesBom, se você não tem faxineira ou emprega doméstica, é possível que todas as tarefas recaiam sob sua responsabilidade. Fomos criados com o pensamento de que a mulher é quem manda na casa e quem faz os afazeres domésticos.

No entanto, se você além disso também trabalha fora, é bem possível que esteja cansada e sobrecarregada. Não é fácil dar conta de uma casa, ainda mais sozinha e trabalhando fora. E se tem filhos, então… Ufa!

Mas eu posso te dar algumas dicas. Tenho um bebê de um ano, trabalho fora um horário e não tenho empregada. Como é possível dar conta? É simples. Eu divido as tarefas com meu esposo.

Pensa comigo: Nós somos uma família. Uma família está pronta para cuidar e amparar uns aos outros nos bons momentos, mas também no dia a dia, nas tarefas domésticas e em tudo mais que precisar.

Aqui nós fazemos assim:

Eu fico responsável por cuidar do bebê (banho, comida, etc), fazer o almoço, dar uma geral na casa e colocar as roupas na máquina. Quando tenho um tempinho a mais – se o bebê dorme mais uns minutinhos – eu limpo a calçada ou passo o pano na casa.

À tarde eu vou trabalhar e o papai assume os cuidados do bebê, recolhe e dobra as roupas que secaram e lava os pratos do almoço. Quando o bebê deixa ele já faz o jantar ou arruma a casa.

À noite nós nos revezamos em quem faz o jantar e limpa a cozinha e quem cuida do bebê.

Nos finais de semana um faz a faxina geral da casa – banheiro, móveis, trocar roupas de cama, organizar guarda-roupa –  e o outro vai pra cozinha. Eu passo as minhas roupas da semana e ele passa as dele, e nós dois nos revezamos com as do bebê. Algumas vezes por mês eu ou ele limpamos o quintal e damos uma organizada nos quartos.

Algumas vezes essa rotina é mudada, mas normalmente fazemos do jeitinho que está aí e dá certo.  O diálogo em casal é uma das coisas mais importantes no casamento. Se você está se sentindo sobrecarregada, converse com seu esposo. Mostre que se vocês dividirem as tarefas tudo terminará mais rápido e vocês ainda terão disposição para passear, se divertir e o que mais quiserem. 😉

Uma coisa super importante! Nós mulheres que temos filhos homens não podemos ser sexistas e criá-los sem ajudar em casa, por favor! Se hoje temos homens que não fazem nada em casa e que se negam até a tirar os pratos da mesa, é por que nós enquanto mães, não ensinamos isso a eles. Se você tem filhos, sejam eles meninos ou meninas, criem-os desde cedo sabendo que as tarefas domésticas podem ser feitas por todos em casa e que dividir os afazeres domésticos une as famílias. Pense nisso!

Espero ter ajudado contando um pouco da minha rotina.

Um abraço fraterno e até a próxima!

Anúncios
Esse post foi publicado em família. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Eu trabalho, você trabalha, nós descansamos

  1. Pingback: Três dicas para ser mais organizada | Mulheres Católicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s