A moda e as mulheres católicas

Tenho quCaptura_de_Tela_2013_03_24_a_s_11.45.27e confessar, iniciei este blog depois de buscar algumas páginas católicas e ver que além de poucos blogs, muitos falam sobre o modo de vestir da mulher católica como se ela só estivesse “modesta” se usasse uma saia abaixo do joelho, mangas compridas e mantivesse o cabelo longo e uso de véu.

Nada contra quem deseja se vestir assim. Mas a igreja não diz o que devemos vestir. Ela nos orienta apenas a nos vestir com pudor. O catecismo da Igreja, nos ensina:

2521. A pureza exige o pudor. O pudor é parte integrante da temperança. O pudor preserva a intimidade da pessoa. Designa a recusa de mostrar o que deve ficar oculto. Ordena-se à castidade e comprova-lhe a delicadeza. Orienta os olhares e as atitudes em conformidade com a dignidade das pessoas e com a união que existe entre elas.

2522. O pu988e42ea98028a5905d1a3334a73ca1ador protege o mistério da pessoa e do seu amor. Convida à paciência e à moderação na relação amorosa e exige que se cumpram as condições do dom e do compromisso definitivo do homem e da mulher entre si. O pudor é modéstia. Inspira a escolha do v estuário, mantém o silêncio ou o recato onde se adivinha o perigo duma curiosidade malsã. O pudor é discrição.

Repare que devemos nos vestir de forma a preservarmos nossa dignidade. O pudor “inspira” a modéstia. E a modéstia é estar de acordo com as regras morais e éticas de uma sociedade. E isso vale para homens e mulheres.

Alguns dos blogs diziam que nós precisamos nos vestir como Maria. Mas, Nossa Senhora vivia numa outra época, num outro continente, com outras regras morais e éticas, enfim, em outra sociedade. Devemos buscar suas características, sua santidade, seu exemplo, mas não dá para saírmos por aí com vestidos longos e véu. Ou é só pra se vestir assim na igreja? Não, né? A modéstia deve lhe acompanhar o tempo todo. Você não é cristã apenas na casa de Deus. O que nós não podemos, é deixarmos a feminilidade de lado, nem nos vestirmos como homens. Mas isso a gente conversa em outro momento.image_thumb[3]

Ao longo dos post vou tentar sempre falar um pouco sobre esse tema, que é afinal o que me fez criar este blog. Nós precisamos ter em mente, que ser modesta e seguir os passos de Maria, não nos faz obrigadas a viver em outra época ou fora da sociedade.  Pelo contrário, podemos dar exemplo de santidade diariamente.

Indico para mais detalhes sobre o tema de usar calças o BlogFemina.

Abraço fraterno e até a próxima.

Anúncios
Esse post foi publicado em moda e beleza. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s